fevereiro 2

Como Fazer um funil de pós-vendas por WhatsApp, E-mail e SMS de forma automática

Você conseguiu vencer todas as etapas da negociação e, após a transação ser concluída pelo seu cliente, começa uma nova fase do seu comercial: o funil de pós-venda.

Afinal, não basta apenas vender, não é mesmo? Com uma clientela cada vez mais exigente, é preciso entregar um “algo a mais” a quem compra seu produto, infoproduto ou serviço.

Por isso, pensar estrategicamente a etapa do pós-venda é fundamental. Neste momento, você tem a chance de resolver qualquer problema que possa ter ocorrido com a venda.

Além disso, tem a possibilidade de encantar e fidelizar sua clientela, realizando futuras vendas para ela – o que é ótimo, não é mesmo?

Portanto, elaborar um funil de pós-venda é uma tarefa muito importante para seu negócio.

Mas, com o aumento das vendas, realizar as etapas manualmente pode ser algo trabalhoso e muito difícil. Além da própria atividade demandar muito tempo e atenção, fica complicado acompanhar todos os fluxos do processo de forma manual.

Dessa forma, automatizar o funil de pós-venda é uma excelente solução para quem quer se comunicar com qualidade e eficiência com os clientes.

O fluxo automatizado, ainda, pode ter um custo-benefício muito melhor se comparado aos métodos tradicionais de atendimento.

Pensando nisso, elaboramos um guia completo para que você saiba como fazer um funil efetivo e prático em meios digitais – como WhatsApp, e-mail e SMS.

Confira, a seguir, tudo o que precisa saber para montar seu funil de pós-venda e conquistar, de vez, os seus clientes.

O que é funil de pós-venda

Funil de pós-venda é uma poderosa ferramenta que tem o objetivo de cativar o cliente já conquistado. Através de uma comunicação eficiente, a empresa mantém contato com o comprador identificando suas novas demandas para atendê-las mais a frente.

Como você deve saber, o processo de vendas pode ser dividido, de maneira simples, em 3 etapas:

  1. Pré-venda
  2. Venda
  3. Pós-venda

Na pré-venda, a equipe comercial realiza todo o trabalho de identificação do cliente. Então, ela encontra as necessidades e desejos da clientela, buscando as melhores soluções para atendê-la.

Na venda propriamente dita, o setor é responsável por apresentar a solução da empresa para o comprador, efetivando a transação. Ou seja, é o momento da entrega de valor para a clientela.

Já o pós-venda é a etapa em que a empresa mantém contato com seu cliente a fim de antecipar problemas e resoluções. Além disso, esse é um ótimo momento para ter um retorno sobre o processo de vendas do negócio e do produto e/ou serviço vendido.

Nesse sentido, o funil de pós-venda é uma ferramenta que facilita a realização destes procedimentos após a transação comercial. Por ele, algumas atividades serão padronizadas e, assim, o atendimento após a venda é facilitado.

Apesar de ser tão importante, essa é uma das etapas comerciais mais negligenciadas. Afinal, muita gente pensa: “Já fiz a venda! Agora, é partir para o próximo cliente”.

No entanto, não é assim que um negócio de sucesso deve lidar com seus compradores.

Por isso, desenvolver e utilizar um funil de pós-venda é fundamental para empresas que desejam reter seus clientes por mais tempo.

Veja os motivos, a seguir.

A importância do funil de pós-venda

Você já deve ouvido a seguinte frase:

“Conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais do que manter um atual”.

A afirmação foi feita por Philip Kotler, consultor norte-americano, considerado um dos pais do Marketing como o conhecemos hoje.

É claro que o custo de novos clientes para seu negócio pode ser diferente da proporção apresentada por Kotler. Mas, o ponto a que queremos chegar é o seguinte: manter os clientes atuais é muito mais barato!

Além disso, fazer a manutenção desse relacionamento pode ser realmente lucrativo e proveitoso para seu negócio.

Pense com a gente: a pessoa já comprou da sua empresa, dando esse grande voto de confiança ao seu produto/serviço. Ou seja, todas as resistências iniciais foram quebradas! Agora, basta que você reative no cliente o desejo de fazer novas compras.

Por isso, o funil de pós-venda é tão importante! Ele gera confiança e estreita as relações da sua clientela com o negócio.

Então, elaborar e colocar em prática o funil de pós-venda é uma excelente estratégia para:

  • Reduzir reclamações
  • Receber feedbacks sobre processos, serviços, produtos e o negócio, como um todo
  • Aproximar-se do cliente
  • Fazer novas ofertas
  • Fidelizar seu cliente 
  • Fechar novas vendas

Agora, saiba quais são as etapas desta poderosa ferramenta comercial.

Etapas do Funil de pós-venda

Se você já ouviu falar em funil de vendas, deve ter visto termos como: topo, meio e funil. Nele, existe um volume maior de clientes no topo, que vão se afunilando e diminuindo passando pelo meio e fundo de funil. Neste processo, existem as etapas de percepção, descoberta e compra.

No entanto, a dinâmica do funil de pós-venda é outra. Ao contrário do seu colega mais famoso, na pós-venda, a ideia é “abrir o funil”. Ou seja, no funil de pós-venda, o topo é mais estreito e a base é mais larga.

Mas, o que isso quer dizer? Isto significa que a ideia é fazer com que mais e mais clientes tornem-se defensores reais da marca ao longo do tempo.

Veja as 4 etapas do funil de pós-venda:

1 – Adoção

Mostre ao cliente que ele não foi “abandonado” logo após realizar a compra. Reforce os laços com a empresa, fazendo-se ser lembrado.

2 – Retenção

Identifique pontos de atrito e tente solucioná-los o quanto antes e da melhor maneira. Nesta fase, reforce os elos entre o cliente e o negócio.

3 – Expansão

Tudo certo até aqui, seu cliente estará realmente satisfeito com a compra realizada. Então, entenda quais podem ser suas novas demandas e faça ofertas à altura.

4 – Defesa

Pronto! Seu cliente tornou-se um defensor da marca. Agora, ele já está tão realizado com a compra que começa a fazer o famoso “boca a boca” da sua empresa.

Como fazer um funil automático de pós-vendas

Na prática, montar todo esse procedimento pode ser uma tarefa trabalhosa. Mais do que isso, realizá-la cliente a cliente demanda tempo, atenção e muita dedicação, não é mesmo?

Por isso, automatizar o funil de pós-venda é uma das tarefas mais urgentes e práticas de negócios que desejam atender a sua clientela com eficácia.

Pensando nisso, o Notificações Inteligentes foi criado para automatizar o envio de mensagens.

Assim, basta que você configure o disparo no sistema do Notificações Inteligentes e, então, o seu funil de pós-vendas estará automatizado.

Quer saber como fazer a configuração para envio automático de mensagens para seus clientes, durante o pós-venda? Então, confira:

1 – Crie uma conta no Notificações Inteligentes

Para que você possa utilizar todas as funcionalidades do sistema, é necessário criar uma conta no Notificações Inteligentes.

Existem planos diferentes para diferentes necessidades. E é tudo rápido e simples!

2 – Crie uma loja no sistema

Em seguida, você deverá criar uma loja dentro do Notificações Inteligentes.

Se você já tem um e-commerce em plataformas como WooCommerce, Shopify ou Kapsula, por exemplo, basta seguir o passo a passo para cada um destes sistemas.

Assim, você vai fazer a integração da sua loja virtual com o sistema do Notificações Inteligentes.

3 – Conecte a loja à instância

Neste momento, depois de integrar a loja virtual ao sistema, você deve integrá-la à instância.

Instância é, basicamente, o número de WhatsApp do seu negócio. Então, se você tem 3 números de atendimento, por exemplo, terá 3 instâncias na plataforma.

No Notificações Inteligentes, você deverá fazer a conexão entre o e-commerce e a instância da marca.

4 – Configure os disparos e mensagens

Agora, começa a parte prática do funil automático de pós-venda. No Notificações Inteligentes, você tem acesso às seguintes funcionalidades:

Boa parte das funções é personalizável e você pode fazer o envio de mensagens de acordo com suas estratégias de pós-venda.

Por isso, elabore cuidadosamente sua copy e faça um atendimento encantador!

5 – Acompanhe e analise os resultados

Não basta apenas fazer o envio de mensagens de forma automática. É preciso acompanhar os resultados e analisá-los.

Então, verifique como tem sido a taxa de resposta, como os clientes têm reagido às mensagens e se o atendimento tem surtido os efeitos esperados.

Assim, sempre fique de olho nas suas estratégias de pós-venda, com foco na retenção dos clientes.

Exemplo de funil automático de pós-venda automático

Vamos ver como o funil de pós-venda pode funcionar, na prática? Confira, a seguir, exemplos de atendimento realizado de forma automática por WhatsApp, E-mail e SMS.

Funil de pós-vendas por WhatsApp

A Magazine Luiza é uma gigante do comércio virtual. Suas estratégias de Marketing e Vendas são famosas – e não é por menos. A marca presta um serviço de excelência em diferentes canais e, é claro, tudo de forma automatizada.

Mas não é por ser um disparo automático que ele tem um aspecto robotizado. Longe disso! A Magalu é um claro exemplo da marca sobre como tornar seu atendimento humanizado.

Seguindo esta linha, a Magazine Luiza envia mensagens de acompanhamento da entrega, via WhatsApp, para o cliente.

Veja um exemplo de atendimento humanizado da marca em disparos de funil de pós-venda:

Funil de pós-vendas por E-mail

Da mesma maneira que a Magazine Luiza faz envios personalizados para o WhatsApp do cliente, ela também dispara e-mails de funil de pós-venda.

Além de informar sobre o andamento do pedido, a marca aproveita o momento para se certificar de que está tudo indo bem com a entrega.

É um estágio para antecipar problemas e garantir que tudo possa ser resolvido antes mesmo de se tornar uma problemática maior.

Funil de pós-vendas por SMS

Com o grande volume de mensagens e e-mails que recebemos todos os dias, o SMS pode ser uma estratégia interessante para o funil de pós-vendas. Então, você pode replicar suas táticas com as mensagens de texto.

É importante adaptar a linguagem para este canal. Nele, mensagens mais curtas e objetivas podem ter melhor resultado. Mas isso, é claro, vai depender da sua estratégia de comunicação, está bem?

Veja este exemplo de SMS de funil de pós-venda:

Notificações Inteligentes: a melhor plataforma para funil automático de pós-vendas

Como você pode ver por aqui, o funil de pós-venda é uma estratégia comercial que tem por objetivo fidelizar o cliente

Isso é feito através de uma comunicação eficiente com o comprador depois que a transação foi finalizada. Então, a empresa comunica todo o processo de emissão do pedido até a entrega ser efetivada.

Mais do que isso, é realizado um atendimento cuidadoso a fim de antecipar problemas e suas soluções. Dessa maneira, seu negócio pode resolver qualquer ruído e estreitar a relação com a clientela.

Ao fim do funil, a ideia é que o cliente se torne um verdadeiro defensor da marca, realizando novas compras e indicando a empresa para outras pessoas.

Para que a estratégia de pós-venda possa ser realizada de maneira prática, efetiva e rápida, você precisa de um sistema de automatização confiável e fácil de usar.

Então, você pode contar com o Notificações Inteligentes para fazer um funil de vendas automático de maneira simples e eficaz.

Com diversas funcionalidades personalizáveis, você faz o disparo de mensagens para seus clientes com rapidez. Além disso, pode configurar diversas etapas tornando a comunicação humanizada, clara e assertiva.

Conheça os planos do Notificações Inteligentes e saiba como sua empresa pode realizar atendimentos com muito mais eficácia, rapidez e ótimos resultados em novas vendas.

Descubra como o Notificações Inteligentes pode melhorar o seu atendimento virtual com o melhor custo-benefício do mercado.

Saia na frente e implemente no seu negócio o Notificações Inteligentes.

 

Você também pode ver:

Não perca nenhuma novidade!